Wednesday, March 25, 2009

Governador de Tete ameaça de morte jornalista do “Notícias”

O governador da província de Tete, Ildefonso Muananthata, ameaçou de morte, nos dias 16 e 17 do corrente mês de Março, no distrito de Mágoè, o jornalista Bernardo Carlos, correspondente do matutino “Notícias” naquela província, aparentemente por não ter gostado do teor dalgumas reportagens que aquele profissional produziu há alguns dias.
Na primeira ocasião (16 de Março), Muananthata dirigiu-se ao jornalista em questão no decurso de um jantar, em que estavam presentes o administrador de Mágoè, António Mapure, directores distritais e outros quatro profissionais da comunicação social, nomeadamente Amarildo Romão e Rosário Saide (da TVM), Alberto Camacho (da Rádio Moçambique) e Domingos Pascoal (do Diário de Moçambique), tendo lhe dito que estava “muito aborrecido” com ele, porque “estás a acotovelar-me”.

Alguns jornalistas que presenciaram os factos contaram ao oficial de Informação e Pesquisa do MISA-Moçambique que o governador de Tete disse ainda à sua “vítima” ter lido os artigos que publicara no “Notícias”, que tinham como objecto i) a denúncia da má qualidade das obras de electrificação das sedes distritais daquela província, ii) o facto de as vítimas das cheias de 2006 continuarem a viver ao relento em Mutarara e iii) a estranha subida dos custos de reabilitação da residência do administrador deste mesmo distrito (Mutarara), em mais de seis milhões de meticais até Fevereiro deste ano.

Nas reportagens que desagradaram Ildefonso Muananthata, o jornalista Bernardo Carlos ouviu o ministro das Finanças, Manuel Chang, que chefiava uma brigada do Conselho de Ministros que se encontrava em serviço naquela província, o administrador de Mutarara, Alexandre Faite, e o chefe do Departamento de Edificação das Obras Públicas em Tete, que, até ao presente momento, ainda não desmentiram o que disseram.

O governador terá admitido, nessa sua ‘conversa’ intimidatória com o jornalista Bernardo Carlos, que “os artigos não relatam mentiras (…) só que a verdade tem o seu preço, tem as suas consequências”, para depois ajuntar, no mesmo tom: “Queres que um dia eles venham a sofrer pelo resultado do que escreves? Sabes o que aconteceu com o jornalista Carlos Cardoso? Não te admires se um dia acordares sem o braço que estás a usar para me acotovelar”.

Já na manhã do dia seguinte (17 de Março), o governador de Tete voltou à carga, tendo, por volta das 13 horas desse dia, se dirigido aos jornalistas acima referidos, para retomar as ameaças da noite anterior ao correspondente do Notícias. “Você me acotovelou bem e para saberes bem, eu não quis falar-te isso em privado; preferi aqui na presença dos teus colegas e quero ver o que vais escrever depois desta visita. Cuidado com o sabor das verdades”, terá frisado o representante do Chefe do Estado em Tete, citado pelos jornalistas que presenciaram o facto por abordados pelo MISA-Moçambique.

Contactado na tarde desta terça-feira pelo MISA-Moçambique para se pronunciar em torno deste caso de ameaça de morte, o director editorial do “Notícias”, Rogério Sitoe, afirmou o seguinte: “Estou em conversações com o governador [Ildefonso Muananthata] para perceber melhor o que aconteceu; as conversações estão a bom ritmo e sexta-feira terei um encontro com ele em Tete. Depois disso tomaremos uma posição”.

O MISA-Moçambique condena, em termos firmes e veementes, a atitude intimidatória do governador de Tete, por ser totalmente contrária àquilo que tem que ser o comportamento de um governante equilibrado, ademais num Estado de Direito. Além das ameaças de morte, que tem relevante enquadramento no Código Penal, a atitude de Ildefonso Muananthata se traduz num claro atentado às liberdades de Imprensa e de Expressão, quais pilares de uma sociedade democrática.

Maputo, 24 de Março de 2009

1 comment:

Bayano Valy said...

erecino,
questões prévias: do lote dos média presentes no janter apenas vejo sector público (o notícias incluso). nem quero começar a levantar perguntas.
o que significa as conversas estão num bom rítmo? que imagem é que as ameaças do governador mostram sobre o relacionamento entre os políticos e os média?