Friday, September 26, 2008

McBride corrido da Polícia na África do Sul

Robert McBride, cidadão sul-africano que a 12 de Março de 1998 foi detido em Maputo, acusado de tráfico ilegal de armas de fogo, acaba de ser corrido da Ekhuruleni Metro Police, na vizinha África do Sul, noticia hoje a SAPA.

De acordo com notícias postas a circular esta manhã em Joanesburgo, a sorte de McBride, que se encontrava há alguns meses suspenso das suas funções de chefe da Polícia Metropolitana de Ekhuruleni (antigo East Rand), foi decidida numa reunião daquele conselho, realizada ontem, quinta-feira.

A suspensão do agora expulso McBride aconteceu por ele ter sido encontrado a conduzir em estado de embriaguês. O homem, que teve um “advogado de luxo” em Maputo, aguarda julgamento nesse processo. Ele é expulso numa altura em que faltavam dois meses para o término do seu contracto na “Metro Police”.

Quando foi dos ataques xenófobos em Maio último naquele país, McBride deu-se ao luxo de interromper, por si, a suspensão a que tinha sido votado, para “dirigir” os trabalhos dos “seus homens”. Mas, no mesmo dia, recebeu ordens das estruturas locais para observar a situação em que se encontrava, por condução em estado de embriaguês.

Quando foi detido a 12 de Março de 1998 em Maputo, Robert McBride era director do departamento asiático no Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul. Como era de esperar para quem tivesse, na altura, um “advogado de luxo”, McBride acabou por ser solto “como nos filmes ou nas novelas”, como diria o outro…

No comments: